segunda-feira, 16 de março de 2015

Estrutura da Mandala

Sua estrutura básica consiste de um centro (símbolo da totalidade, da divindade, da consciência superior ou cósmica) e de uma quantidade de formas dispostas geométrica ou circularmente ao redor do centro (formas essas que representam as inúmeras facetas da personalidade humana e as infinitas formas do universo manifestado).

Funções da Mandala

A finalidade primordial das mandalas é de equilíbrio cósmico, harmonia entre espírito e matéria, uma vez que através da contemplação e concentração, a mandala proporciona percorrer o caminho evolutivo que vai de um estado de consciência puramente biológico até um estado de consciência espiritual.
Cada mandala cria um campo de energia e magnetismo intenso, no qual trabalhando as cores podemos buscar autoconhecimento, bem-estar, equilíbrio e relaxamento.
Se observamos ao nosso redor, podemos encontrar mandalas em todos os lugares, nas flores, nas conchas, nas estrelas, em frutas como um kiwi ou uma laranja por exemplo. Faça um exercício e observe tudo ao seu redor, as formas mandálicas estão em todos os lugares.

No Oriente os tibetanos acreditam que a mandala traz o conhecimento para se chegar a iluminação nesta vida. Já a cor representa um estado de espírito e traz para o indivíduo um significado para aquele momento de sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário